Saiba como fazer você mesma a limpeza de estofados em casa

limpeza de estofados, sofá, sala
Dicas para otimizar a limpeza de estofados para quem não tem tempo
14/06/2017
gato-no-sofa
Como deve ser a limpeza de estofados de diferentes tecidos?
28/06/2017
Mostrar Todos
limpeza-de-estofados-casa-dicas
Saiba como fazer você mesma a limpeza de estofados em casa
5 (100%) 16 votos

O sofá possui duas funções em uma casa: conforto e decoração. Além de ser um lugar especial para um confortável descanso, também atua como peça decorativa em um ambiente. Ele é um móvel considerado relativamente de alto custo. Logo, ele não é trocado com tanta frequência. Por isso, ele precisa ser preservado para que a sua vida útil seja prolongada e ele possa durar muito tempo.

bastante para que isto aconteça e fique sempre parecendo “novinho em folha”, a limpeza é uma excelente maneira de preservá-lo e ainda mantê-lo limpo. Confira a seguir como você mesma pode realizar de maneira simples e prática a limpeza de estofados em sua casa.

Livre-se do pó

Aspire ou passe uma escova com cerdas macias em seus estofados regularmente. Aproveite os diferentes bicos do aspirador de pó para se livrar completamente de todo o tipo de sujeira, desde pelos de animais até migalhas de comida.

Remova as manchas imediatamente

Fique tranquilo(a), pois, você mesmo pode se livrar das manchas. Quanto antes elas forem removidas, mais fácil será o trabalho, pois elas não terão tempo de penetrar no estofado. Para remover as manchas, use um pano seco (de preferência branco) ou uma toalha absorvente, também conhecida como papel toalha, para a tarefa.

Procure não esfregar, pois isso pode ajudar a mancha a se aprofundar ainda mais no estofado e danificar o seu tecido. Por isso, sempre limpe a mancha de fora para dentro. Dessa maneira, ela não aumenta. Cada tipo de mancha pode ser removido com um produto específico. Por exemplo, mancha de gordura pode ser removida com talco de bebê.

Leia as especificações de cada tipo de estofado

Cada tipo de estofado e de tecido possuem instruções específicas. Por isso, antes de limpá-los, faça essa verificação. Geralmente, elas estão nas etiquetas dos sofás em formas de códigos de lavagem e secagem. Confira alguns exemplos de limpeza de estofados!

  • Estofados de couro, courino ou napa: é recomendado passar um pano úmido com sabão neutro e uma solução de água. Para evitar rachaduras no couro, coloque silicone líquido ou vaselina com uma flanela a cada 3 meses;
  • Tecido, veludo e linho: basta realizar a limpeza com uma solução caseira. Misture água com vinagre branco, umedeça essa mistura e passe no estofado;
  • Camurça: nesse caso, passe apenas um pano umedecido em água e com detergente neutro. O sofá de camurça deve ser escovado com uma escova própria para o tipo de tecido.

Evite sempre

Procure não utilizar produtos que apresentem cloro em sua composição para limpar estofados. Além disso, sabão em pó também não é recomendado. Por isso, sempre recorra ao detergente líquido neutro ou um produto adequado para limpar sofás.

Viu como realizar a limpeza de estofados é uma tarefa que pode ser feita por você mesma em casa? Você tem alguma dica para facilitar essa tarefa? Então, compartilhe no espaço abaixo. Nós vamos adorar saber! Aproveite que está em nosso blog e confira outras matérias com dicas úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOLICITAR ORÇAMENTO AGORA















Gel Reduction Funciona

detophyll

conutherm

colastrina

quitoplan