Provavelmente existem sujeiras escondidas em seu sofá

cachorro-no-sofa-limpo
Livre-se de 4 problemas com a impermeabilização de sofá na sua casa
02/07/2017
mulher-alergica
O inverno está chegando: saiba como acabar com os ácaros na sua casa
02/07/2017
Mostrar Todos
sujeiras-no-sofa
Provavelmente existem sujeiras escondidas em seu sofá
Avalie este post

Saiba quais sujeiras podem estar “escondidas” no seu sofá

Jovens, crianças, adultos, idosos e até mesmo os animais adoram o conforto de um sofá, sendo um dos móveis mais utilizados de uma casa. Devido ao grande uso, ele se torna alvo de várias sujeiras.

E em se tratando da limpeza do sofá, é preciso entender que ela não é tarefa tão simples, já que os materiais desse móvel são absorventes, como a espuma e os tecidos, o que faz com que as partículas indesejadas se acumulem, podendo até danificar o mesmo.

O mofo

O mofo é o conjunto de alguns fungos que aparece em lugares úmidos e quentes, com bastante matéria orgânica, que serve de alimento para eles. Um local ideal para a proliferação do mofo são os estofados sujos.

Esses fungos podem causar manchas no tecido do estofado, muitas vezes irreversíveis, além de prejudicar a saúde das pessoas que fazem uso do sofá – vale reforçar que os fungos  causam problemas respiratórios e reações alérgicas, como vermelhidão, coceiras e até erupções cutâneas.

Ácaros

Estes minúsculos aracnídeos vivem em lugares úmidos, o ácaro doméstico se alimenta de escamas de pele, tanto de humanos como de animais, por essa razão os estofados, travesseiros e poltronas são perfeitos para a proliferação deles.

São eles os principais causadores de várias doenças alérgicas, como a rinite e a asma alérgica, além de outras reações como coceiras e alergias na pele. O ácaro doméstico não pode ser visto a olho nu; além disso, reproduz-se com enorme velocidade.

Bactérias

Além dos mofos e ácaros, outras sujeiras e bactérias podem ficar acumuladas nos estofados mais antigos. A rápida proliferação se dá devido à umidade que esses locais apresentam e os depósitos de matéria orgânica.

As bactérias são as principais causadoras de maus odores, podendo danificar os tecidos e prejudicar o dia a dia dos moradores da casa, além de também causar várias reações alérgicas.

Como se livrar deles?

Essas substâncias, além de danificar o sofá podem prejudicar a saúde, sendo assim é necessário tomar algumas medidas para limpar os estofados mais antigos e prevenir que aconteçam novos acúmulos.

Se o móvel estiver muito sujo ou encardido, recomenda-se a lavagem profissional, que utiliza equipamentos e produtos específicos para cada caso, conseguindo limpar com mais eficiência e rapidez.

Após a limpeza profissional ou ao comprar um estofado novo, é recomendado que sejam tomadas algumas medidas de limpeza, que vão prevenir o mofo e impedir que os ácaros e bactérias se proliferem.

  • Limpar pelo menos uma vez a cada 15 dias com o auxilio de aspiradores de pó;
  • Realizar lavagens industriais a cada 6 ou 12 meses, variando conforme a utilização;
  • Utilizar produtos neutros para limpar e tirar manchas;
  • Tomar cuidado com líquidos e umidade;
  • Realizar a impermeabilização para proteger o tecido.

Além disso, é sempre recomendado deixar o ambiente o mais arejado possível e evitar comer em cima desses móveis.

As sujeiras podem danificar seriamente os móveis de uma casa, além de prejudicar diretamente o bem estar das pessoas. Por essa razão, é sempre bom manter o ambiente limpo e seguro. Conheça mais sobre mofos, manchas, bactérias e ácaros, converse conosco e tire todas as suas dúvidas sobre limpeza de estofados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOLICITAR ORÇAMENTO AGORA















Gel Reduction Funciona

detophyll

conutherm

colastrina

quitoplan