O inverno está chegando: saiba como acabar com os ácaros na sua casa

sujeiras-no-sofa
Provavelmente existem sujeiras escondidas em seu sofá
02/07/2017
antes-e-depois
lavagem de sofa itaquera: Como fazer? Aonde solicitar?
11/08/2017
Mostrar Todos
mulher-alergica
O inverno está chegando: saiba como acabar com os ácaros na sua casa
Avalie este post

O clima já está esfriando e o inverno começando a aparecer, nessa época nada melhor do que aproveitar o conforto de casa e deitar na cama quente ou assistir um filme no sofá macio.

Porém o frio dessa estação vem acompanhado com os temidos ácaros, que podem provocar várias reações alérgicas, causando sintomas e doenças como coceiras, rinites e até asmas alérgicas.

O que é o ácaro?

Esse temido vilão das roupas e estofados é um aracnídeo que pode ser encontrado em todos os lugares do mundo, muito semelhantes a carrapatos, porém pelo tamanho minúsculo se torna impossível de enxerga-lo sem auxilio de microscópios.

Existem cerca de 30 mil espécies de ácaros, sendo que os que vivem em sofás, travesseiros e cobertores são os domésticos, que se alimenta de escamas de peles humanas e de animais, vivendo preferencialmente em lugares quentes e úmidos.

Esses aracnídeos se proliferam rapidamente, sendo que seus corpos se misturam com a poeira e, se inalados, podem provocar doenças respiratórias e diversas alergias.

Como acabar com os ácaros?

Para aproveitar melhor o inverno, o ideal é uma casa sem nenhum tipo de mofo, bactéria ou qualquer outro tipo de sujeira. Por essa razão, é importante saber como se livrar desses visitantes indesejados.

  • Aumente a ventilação: A circulação do ar renova a qualidade do ambiente dentro de casa e a luz que entra durante o dia ajuda a combater fungos e ácaros. Por isso, mesmo que esteja frio é bom deixar as janelas e portas abertas de vez em quando.
  • Cuidado com o guarda roupa: O guarda roupa fechado em um dia frio é o lugar perfeito para os ácaros crescerem e se reproduzirem, por isso é importante deixa as portas abertas, principalmente em dias ensolarados.
  • Cuidado com a umidade: Nessa estação é comum o ambiente doméstico ficar úmido, desse modo, é importante fazer todos os reparos hidráulicos necessários e desumidificar a casa, alguns aquecedores elétricos podem auxiliar nisso.

 

Uma dica especial

A limpeza é essencial para manter a casa livre de ácaros, porém em dias frios e nublados lavar as roupas de cama e jogar água na casa pode apenas piorar a situação, já que vai ficar úmido e promover o ambiente ideal para os ácaros viverem.

O ideal é utilizar uma mistura combinada de vinagre e água, o que garante uma limpeza mais eficiente e mata os ácaros acumulados em tecidos e estofados. O vinagre é composto de ácido acético, sendo que essa substância age contra os ácaros e ajuda a limpar mofos e bactérias, sem deixar muito úmido.

Prevenção

Muitos problemas podem ser resolvidos prevenindo que a casa fique repleta de mofo e ácaros, como realizar limpezas em intervalos curtos de tempo e outras ações:

  • Impermeabilização de tecidos: Sofás, poltronas e estofados em geral podem ser impermeabilizados, o que impede que os ácaros e outras sujeiras fiquem acumulados.
  • Trocar os travesseiros: As capas de travesseiros são uma grande fonte de alimento para os ácaros, sendo um dos locais mais comuns em que os encontra. Desse modo é recomendado trocar a cada 2 anos.

O inverno pede conforte e uma casa limpa, desse modo é essencial saber como acabar com os ácaros e garantir um ambiente mais leve e ideal para você e sua família. Converse conosco e descubra outras dicas de limpeza para essa estação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOLICITAR ORÇAMENTO AGORA















Solicitar Orçamento
Avalie este post