Como fazer uma correta higienização de seu sofá?

sofa-lavado-a-seco-na-sala
Lavagem de sofá a seco: O que é e como é feita?
02/07/2017
cachorro-no-sofa-limpo
Livre-se de 4 problemas com a impermeabilização de sofá na sua casa
02/07/2017
Mostrar Todos
sofa-com-animal-de-estimacao
Como fazer uma correta higienização de seu sofá?
Avalie este post

Cuidados necessários na hora de fazer a higienização do sofá

O sofá é um móvel que não pode faltar em uma casa, já que propicia conforto para os moradores e, também, para as visitas. Ao longo do tempo, é comum começar a acumular sujeiras, bactérias e até mesmo mofo.

Deste modo, a higienização do sofá é extremamente importante, pois possibilita um móvel mais limpo, confortável e mais seguro. Porém, na hora de limpar é necessário tomar alguns cuidados.

1) Cuidado com a água

Muita gente pensa em baldes de água e esfregões, quando falamos em limpeza e faxinas, porém, no caso dos sofás, essas podem não ser as melhores ideias. Esse móvel é composto, principalmente, por espuma e madeira, variando conforme o modelo.

Quando é lavado com bastante água, o líquido pode penetrar na espuma e molhar a madeira, fazendo com que o sofá fique com mau odor e beneficie a proliferação de mofo, ácaros e bactérias.

Então, o ideal é tomar cuidado para não molhar muito o sofá, pois na maioria dos casos, a única solução é comprar um novo.

2) Cada sofá é um sofá, utilize os produtos certos.

Existem vários modelos de sofás no mercado, com inúmeras opções de tecidos, formatos, espumas e estilo. Sendo assim, cada um possui particularidades que devem ser levadas em conta na hora da limpeza.

Antes de lavar um sofá, então, é recomendado olhar na etiqueta o código de limpeza daquele tecido, que pode ser classificado em P, W, F ou O.

  • P: se você encontrar a letra P na etiqueta de seu sofá significa que aquele tecido só pode passar por lavagem a seco. Muitas vezes um pano especial acoplado no aspirador de pó resolve o problema;
  • W: se na hora de realizar a higienização do sofá você se deparar com a etiqueta W, significa que aquele modelo pode ser lavado com panos úmidos, acompanhado de outros produtos de limpeza, de preferência neutros;
  • F: no caso da etiqueta apontar uma lavagem F, significa que deve ser realizada a lavagem a seco, oferecida por empresas profissionais nesse ramo;
  • O: a última classificação aponta que é necessária apenas água fria para aquele modelo de sofá.

3) Evite os raios solares

Quando é realizada a limpeza de um sofá, ele deve ficar em um local arejado, com circulação de ar e pouca umidade, para facilitar a secagem, porém deixá-lo exposto para o sol também é prejudicial.

Os raios solares vão enfraquecendo as fibras do tecido, fazendo com que a coloração fique desbotada e diminua a qualidade do móvel, podendo até facilitar a ruptura em alguns pontos.

4) Cuidado com as manchas

Todo mundo tem pavor de manchas, aquela sujeira que fica marcada nos móveis e não sai de jeito nenhum. Por isso, se acontecer de derramar qualquer substância no sofá, o ideal é limpá-lo o mais rápido possível.

Também é possível impermeabilizar o tecido, o que vai impedir que a espuma absorva líquidos que caírem em cima, facilitando a higienização do sofá.

Ter um sofá limpo, cheiroso e confortável faz toda a diferença em uma casa, mas qualquer deslize na hora da limpeza pode manchar ou estragar o móvel para sempre. Converse conosco e tire todas as suas dúvidas sobre a limpeza do sofá.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOLICITAR ORÇAMENTO AGORA















Solicitar Orçamento
Avalie este post