Aprenda como remover manchas de 5 tipos na lavagem de sofá

gato-no-sofa
Como deve ser a limpeza de estofados de diferentes tecidos?
28/06/2017
sofa-lavado-a-seco-na-sala
Lavagem de sofá a seco: O que é e como é feita?
02/07/2017
Mostrar Todos
sofa-com-manchas
Aprenda como remover manchas de 5 tipos na lavagem de sofá
5 (100%) 20 votos

O sofá é um dos móveis mais importantes de uma casa: além de decorar o ambiente, é extremamente útil para o descanso. Mas, para que o móvel cumpra com essas duas pequenas exigências, seu material precisa estar limpo e conservado.

Na maioria das residências, esse item se encontra bem no hall de entrada do ambiente para acomodar os visitantes que chegam. Se ele estiver com a aparência danificada, poderá causar uma má impressão.

Caso precise remover manchas ou fazer uma boa limpeza no seu estofado, saiba que há alguns métodos práticos e eficazes que você mesma pode fazer. Continue conosco para entender mais um pouco sobre o assunto.

Qual é o material do seu sofá?

Antes de tudo, você precisa necessariamente saber qual o tipo de material do seu sofá. Para descobrir isso é simples: basta olhar atrás dele, pois normalmente as etiquetas que ficam anexadas ali mostram os símbolos correspondentes ao tipo de limpeza adequada. Veja:

  • O símbolo com a letra “P”, por exemplo, indica que o processo deve ser realizado de modo natural (lavagem a seco). Esse tipo de limpeza pode ser feito com panos de limpeza secos. Para potencializar a higienização, passe o aspirador de pó antes.
  • Já o símbolo com a letra “W”, mostra que a limpeza pode ser feita com um pano úmido. Nesse processo, você pode utilizar água e sabão neutro. Não utilize produtos como sabão em pó ou cloro.
  • A letra “F” indica que a lavagem de sofá precisa ser feita a seco e de maneira profissional. Nesse caso, a limpeza deve ser realizada por uma empresa especializada.
  • O símbolo com a letra “O” mostra que o sofá deve ser higienizado com água fria apenas.

Como retirar as manchas

Após descobrir qual o tipo de sofá, iremos te ensinar como remover algumas manchas indesejadas. Acompanhe!

  • Refrigerante

Esse é um dos maiores vilões dos estofados, pois basta um descuido e pronto! Seu sofá, além de ficar manchado, fica com um aspecto “melado”, devido ao açúcar da bebida. Para retirar a mancha, é viável utilizar um pano úmido com água e detergente líquido incolor.

  • Batom

Para retirar marcas de batom, é bem simples: basta aplicar álcool no local e retirar o excesso com folhas de papel toalha.

  • Gordura

Para eliminar a gordura do estofado, pegue um copo de água morna para ¼ de detergente neutro. Faça uma espuma e então, com uma esponja, passe-a na mancha, deixando agir por 15 minutos. Retire o excesso com folhas de papel toalha e faça movimentos de fora para dentro. Depois, passe um pano seco e deixe secar naturalmente. Não exponha o sofá aos raios solares.

  • Caneta

Para remover manchas de caneta, umedeça uma esponja (parte macia) com um pouco de vinagre de álcool branco e com leves movimentos vá eliminando a mancha. Você também pode passar um pano molhado sobre ela com um pouco de demaquilante.

  • Vinho ou café

Absorva o líquido derramado com folhas de papel toalha. Não deixe a mancha se alastrar, portanto tente fazer a remoção com cuidado. Logo depois, jogue em cima da mancha um pouco de água tônica ou água com gás. Limpe novamente com papel toalha. Evite esfregar! Você pode tentar passar uma pedra de gelo sobre a mancha, também funciona.

A limpeza periódica mantém o seu sofá com uma boa aparência e conservação. Que tal usar nossas dicas para fazer uma boa higienização no seu móvel hoje mesmo? Depois retorne e nos conte como foi.

1 Comment

  1. Luiz disse:

    Parabéns, gostei muito da forma de divulgação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOLICITAR ORÇAMENTO AGORA















Gel Reduction Funciona

detophyll

conutherm

colastrina

quitoplan